O que é: O Projeto e Cálculo de Blindagens e Barreiras é o processo de calcular a quantidade de material, (concreto, chumbo, barita, etc.) que será colocada nas paredes da instalação para que se obtenha baixos níveis de radiação nas vizinhanças, respeitando-se os limites estabelecidos pelas normas vigentes.
Como funciona: O projeto tem que ser feito antes da instalação do aparelho de radiodiagnóstico na sala, e é utilizado para especificar e construir blindagens específicas como em locais onde são manipulados materiais radioativos, salas, bancadas, transportadores de seringas, caixas de rejeito radioativo (lixo radioativo) entre outros materiais. Nestes casos e utilizado o chumbo, e não barita ou concreto.
A quem se destina: Clínicas Radiológicas, Centros de Saúde, Hospitais, Clínicas Médicas e Veterinárias e consultórios odontológicos. Sendo assim, aplicamos normas e padrões internacionais de proteção radiológica nos cálculos, proporcionando um resultado que garante a segurança dos pacientes e funcionários expostos ao ambiente radioativo.
Quem realiza: Supervisor de Proteção Radiológica ou Físico Nuclear.
Que norma/portaria corresponde: Portaria SVS - 453 do MS de 01/06/98) que estabelece as diretrizes básicas para disciplinar o uso de radiações ionizantes nos serviços de saúde.
Tem algum serviço que pode ser complementar: Levantamento Radiométrico/teste de fuga, Plano de Proteção Radiológica e Controle de Qualidade.