O que é: Como parte integrante do programa de garantia da qualidade, o controle de qualidade tem como objetivo avaliar parâmetros de aparelhos de raios X tais como o kVp, tempo de exposição, sistema de colimação do feixe, dose de entrada na pele, etc.
Como funciona: Tem que ser realizado a cada 2 (dois) anos para aparelhos de radiodiagnósticos odontológicos e a anualmente (um ano) para aparelhos de radiodiagnósticos médicos.
A quem se destina: Esse tipo de serviço é destinado aos profissionais que atuam na área da saúde e que se encontram ocupacionalmente expostos a radiações ionizantes, nas diversas áreas da medicina nuclear, radiodiagnóstico médico e odontológico.
Clínicas Radiológicas, Centros de Saúde, Hospitais, Clínicas Médicas e Veterinárias e consultórios odontológicos.
Quem realiza: Empresas de Radioproteção que sejam reconhecidas e certificadas pela Vigilância Sanitária e CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear sob CNEN nº 104/2011. Profissionais capacitados, tais como, Técnico de Proteção Radiológica, Supervisor de Proteção Radiológica, Supervisor Substituto de Proteção Radiológica ou Físico Nuclear.
Que norma/portaria corresponde: Esses testes são exigidos pela legislação vigente (Resolução SS-625 de 14/12/94 e Portaria SVS - 453 do MS de 01/06/98) que estabelece as diretrizes básicas para disciplinar o uso de radiações ionizantes nos serviços de saúde.
Tem algum serviço que pode ser complementar: Levantamento Radiométrico/teste de fuga, Plano de Proteção Radiológica e Cálculo de Blindagem/Barreira.
Valor: *Os valores variam de acordo com cada região e tipo de aparelhos (odontológicos periapicais e panorâmicos ou médicos/veterinários).
*Em aparelhos odontológicos periapicais o preço pode variar de 220,00 a 260,00 cada laudo.
*Em aparelhos odontológicos panorâmicos o preço pode variar de 260,00 a 300,00 cada laudo.
*Em aparelhos radiodiagnósticos médicos o preço pode variar de 320,00 a 360,00 cada laudo.