• (18) 3822-3112
  • (18) 99736-9992
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

LEVANTAMENTO Radiométrico / Teste de Fuga

O que é: Consiste em uma avaliação do nível de radiação nas vizinhanças das salas de exames e atrás de barreiras utilizadas para a proteção do operador, tais como: biombos, visores plumbíferos e etc.
Os resultados possibilitam atestar a execução dos serviços em ambientes seguros, ou, ainda, apontar a necessidade de instalação ou reforço de barreiras, a fim de proporcionar a devida segurança aos profissionais e público em geral.

Radiação de fuga ou de vazamento é a radiação não pertencente ao feixe útil mas que consegue atravessar o cabeçote e/ou sistema de colimação do equipamento. Os níveis de radiação de fuga devem ser avaliados na instalação do equipamento ou ainda sempre que o tubo de Raios-X, a blindagem do cabeçote ou o sistema de colimação forem modificados.

Como funciona: Tem que ser realizado a cada 4 (quatro) anos, ou se houver mudança de endereço ou alteração no croqui da sala onde se encontra o aparelho de radiação ionizante.

A quem se destina: Esse tipo de serviço é destinado aos profissionais que atuam na área da saúde e que se encontram ocupacionalmente expostos a radiações ionizantes, nas diversas áreas da medicina nuclear, radiodiagnóstico médico e odontológico.

Clínicas Radiológicas, Centros de Saúde, Hospitais, Clínicas Médicas e Veterinárias e consultórios odontológicos.

Quem realiza: Empresas de Radioproteção que sejam reconhecidas e certificadas pela Vigilância Sanitária e CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear sob CNEN nº 104/2011. Profissionais capacitados, tais como, Técnico de Proteção Radiológica, Supervisor de Proteção Radiológica, Supervisor Substituto de Proteção Radiológica ou Físico Nuclear.

Que norma/portaria corresponde: Esses testes são exigidos pela legislação vigente (Resolução SS-625 de 14/12/94 e Portaria SVS - 453 do MS de 01/06/98) que estabelece as diretrizes básicas para disciplinar o uso de radiações ionizantes nos serviços de saúde.

Tem algum serviço que pode ser complementar: Controle de Qualidade, Plano de Proteção Radiológica e Cálculo de Blindagem/Barreira.

Valor: *Os valores variam de acordo com cada região e tipo de aparelhos (odontológicos periapicais e panorâmicos ou médicos/veterinários).

 *Em aparelhos odontológicos periapicais o preço pode variar de 220,00 a 260,00 cada laudo.

 *Em aparelhos odontológicos panorâmicos o preço pode variar de 260,00 a 300,00 cada laudo.

 *Em aparelhos radiodiagnósticos médicos o preço pode variar de 320,00 a 360,00 cada laudo.