• (18) 3822-3112
  • (18) 99736-9992
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

O que é: É um programa que foi criado por meio da Norma Regulamentadora NR 9 pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho e pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O PPRA é um programa que visa através da antecipação dos riscos, buscar meios de evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Os riscos ambientais são aqueles causados por agentes químicos, físicos ou biológicos. Exemplos: gases, altas ou baixas temperaturas, ruídos, vibrações, vírus, entre outros.

Como funciona: O PPRA é documento fundamental para a proteção e saúde dos trabalhadores e também para uma boa gestão de segurança e medicina do trabalho na empresa.

A quem se destina: Empresas em geral. Conforme a NR 09, é obrigatório a elaboração e implementação do PPRA por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, ou seja, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Dessa forma, qualquer empresa deve elaborar o programa, ainda que se tenha somente 01 funcionários.

Quem realiza: Técnicos de Segurança do Trabalho. Na ENGRA temos 8.

É realizado pelo (SESMT) Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, Engenheiros, Médicos e Técnicos em Segurança do Trabalho.

Que norma/portaria corresponde: Corresponde a Norma Regulamentadora NR-09, Iniciada pela portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978, tendo sua atualização mais recente pela portaria SEPRT n.º 1.359, de 09 de dezembro de 2019 10/12/19.

Tem algum serviço que pode ser complementar: Varia de acordo com a empresa! Podendo se encaixar em todas as Normas Regulamentadoras dependendo das suas atividades.

Custo: Avaliado de acordo com a quantidade de funcionários.