• (18) 3822-3112
  • (18) 99736-9992
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Psicossocial

O que é: Trata-se de uma prática investigativa destinada a explorar as condições psicológicas do indivíduo para lidar com os riscos psicossociais no trabalho.

A avaliação psicossocial analisa aspectos clínicos e laborais que compõe o perfil do indivíduo. Deve ser realizada por psicólogos capacitados. Além de ser feita no momento da contratação, a avaliação também deve ser feita periodicamente, pois o indivíduo poderá apresentar algum distúrbio psíquico, o que, evidentemente, irá comprometer sua atividade durante o período que no ambiente.

Objetivo:

  • Investigar a ESTRUTURA DE PERSONALIDADE,
  • Investigar fatores INDIVIDUAIS E ORGANIZACIONAIS que podem afetar de forma positiva ou negativa à saúde geral do colaborador,
  • Vulnerabilidade ao ESTRESSE NO TRABALHO,
  • Satisfação com sua ATIVIDADE LABORAL,
  • Aspectos motivacionais,
  • Organização do trabalho,
  • Apoio familiar e social.

Conceito de Risco dos fatores Psicossociais: é tudo que influencia a saúde mental do colaborador provocada pelas tensões da vida diária, pressão no trabalho e outros fatores adversos na saúde e bem estar do trabalhador..

Principais Riscos Psicossociais:

  • Riscos de Natureza Ocupacional – Relacionados à Empresa/ Trabalhador
  • Riscos de Natureza Social – Desenvolvimento Infantil/ Familiar/ Social
  • Riscos de Natureza Psíquica – Personalidade/ Transtornos Mentais

Eis alguns exemplos de condições de trabalho conducentes a riscos psicossociais:

  • cargas de trabalho excessivas;
  • exigências contraditórias e falta de clareza na definição das funções;
  • falta de participação na tomada de decisões que afetam o trabalhador e falta de controlo sobre a forma como executa o trabalho;
  • má gestão de mudanças organizacionais, insegurança laboral;
  • comunicação ineficaz, falta de apoio da parte de chefias e colegas;
  • assédio psicológico ou sexual, violência de terceiros.

Como funciona: Realizada por PROFISSIONAL PSICÓLOGO por meio da história clinica pessoal e ocupacional com a aplicação de testes psicológicos específicos e instrumentos de investigação do risco psicossocial (Entrevista Estruturada), efetuada em trabalhador que já atua ou que irá atuar em espaço confinado e/ou altura que gere um laudo/parecer que servirá de auxilio para médico do trabalho no julgamento de sua recomendação para estas atividades.

A quem se destina: Destinada qualquer trabalhador que execute atividades de riscos tem a obrigatoriedade da avaliação psicossocial, tendo em vista os riscos psicossociais.

Já a indicação do exame deve partir do médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) da empresa.

Quem realiza: Psicóloga. Na ENGRA temos 1.

Que norma / portaria corresponde: Exigência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e tive início em 2006 a partir da norma regulamentadora NR 33 (trabalho em espaço confinado).

NR 20 (produtos inflamáveis) item 20.15.6 Os integrantes da equipe de resposta a emergências devem ser submetidos a exames médicos específicos para a função que irão desempenhar, conforme estabelece a Norma Regulamentadora n.º 7, incluindo os fatores de riscos psicossociais, com a emissão do respectivo atestado de saúde ocupacional.

NR 33 (trabalho em espaço confinado) item 33.3.4.1 Todo trabalhador designado para trabalhos em espaços confinados deve ser submetido a exames médicos específicos para a função que irá desempenhar, conforme estabelecem as NRs 07 e 31, incluindo os fatores de riscos psicossociais com a emissão do respectivo Atestado de Saúde Ocupacional - ASO.

NR 34 (construção naval) item 34.17.7 Os componentes da equipe de respostas a emergências devem ser submetidos a treinamentos inicial e periódico e exames médicos específicos para a função que irão desempenhar no PRE, incluindo os fatores de riscos psicossociais.

NR35 (trabalho em altura) item 35.4.1.2 Cabe ao empregador avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividades em altura, garantindo que: a) os exames e a sistemática de avaliação sejam partes integrantes do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, devendo estar nele consignados; b) a avaliação seja efetuada periodicamente, considerando os riscos envolvidos em cada situação; c) seja realizado exame médico voltado às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura, considerando também os fatores psicossociais.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização da Saúde (OMS) salientam que os fatores psicossociais do trabalho compreendem as interações entre o conteúdo do trabalho, as condições ambientais e organizacionais e, também, nas competências e necessidades dos trabalhadores.

Tem algum serviço que pode ser complementar:

Gestão dos Riscos Psicossociais

Cabe ao profissional habilitado buscar:

- Identificar e mapear os riscos psicossociais;

- Analisar, apropriadamente, as condições de exposição ao risco.