• (18) 3822-3112
  • (18) 99736-9992
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ASO – Atestado de Saúde Ocupacional

O que é: Existem 5 tipos de exames que se encaixam dentro do PCMSO: admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional. Todos estes exames podem ser acompanhados de exames complementares de acordo com os riscos ocupacionais que estão presentes no setor de trabalho, baseado no PPRA. O ASO deve constar dados do funcionários, do empregador e seu cargo, riscos ocupacionais, exames complementares, data, validade, assinatura do médico examinador, etc.

Como funciona/custo: Na Engra de Dracena é realizado exame médico ocupacional todos os dias a tarde e 2x/semana de manhã, em Panorama e Junqueira 3x/semana cada, porém é feito através de agendamento via telefone, e-mail ou presencialmente. Os clientes não pagam no ato do exame, pois já pagam uma mensalidade, porém empresas (pessoas físicas ou jurídicas) pagam uma taxa de 40,00. Em Dracena passamos cartão. Quando é em grande quantidade, atendemos in loco, levando toda equipe e equipamentos para atender, independentemente da distância.

A quem se destina: Aos colaboradores das empresas. Qualquer pessoa que vai entrar, sair, mudar de cargo, retornar de algum afastamento (inss ou particular) e anualmente e bienalmente precisam fazer o ASO – Atestado de Saúde Ocupacional.

Quem realiza: Médico do Trabalho. Na ENGRA há 5 médicos, fora os conveniados.

Que norma/portaria corresponde: PCMSO.

Tem algum serviço que pode ser complementar: Para alguns cargos devido à exposição a certos riscos, é preciso fazer exames complementares: audiometria, acuidade visual, ecg, eeg, espirometria, raio x, avaliação psicossocial, laboratoriais, etc.